Morre Dom Zeno Hastenteufel ex-Bispo da Diocese de Frederico Westphalen
Dom Zeno foi o terceiro Bispo da Diocese de Frederico Westphalen
Publicado em 30 de abril de 2025
Compartilhar
A- A A+

Faleceu na madrugada desta quarta-feira(29), Dom Zeno Hastenteufel Bispo Emérito da Diocese de Novo Hamburgo. A informação foi confirmada pela Diocese onde Dom Zeno estava desde 2007. 

Dom Zeno Hastenteufel, de 78 anos, estava em recuperação no Hospital Nora Teixeira, da Santa Casa de Porto Alegre, após ter sido submetido a uma delicada cirurgia robótica para a retirada de um tumor no canal do fígado. O procedimento foi realizado na tarde da Sexta-feira Santa(18), e se estendeu por cerca de 12 horas.

O problema de saúde teve início após uma queda de pressão arterial. Exames posteriores identificaram o tumor, o que levou a uma primeira internação no Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo, onde permaneceu por 21 dias. Em 7 de abril, foi transferido para a capital gaúcha para a realização do procedimento cirúrgico.

Histórico

Quarto bispo da diocese de Novo Hamburgo

Nascimento: 14/06/1946
Naturalidade: Montenegro, RS
Ordenação Presbiteral: 08/07/1972
Ordenação Episcopal: 08/03/2002
Lema Episcopal: NUNTIO VOBIS GAUDIUM (Eu vos anuncio alegria!)
Posse na Diocese de Novo Hamburgo: 29/04/2007

Episcopado em Frederico Westphalen 

No dia 12 de dezembro de 2001, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo Diocesano de Frederico Westphalen, sendo ordenado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre no dia 8 de março de 2002 por Dom Dadeus Grings e tendo como co-ordenantes: Dom Bruno Maldaner e Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Durante seu episcopado em Frederico Westphalen, deu atenção a formação do clero, a restauração da Catedral e ao processo de beatificação dos Mártires do Alto Uruguai.

Dom Zeno incentivou a propagação a devoção aos mártires, possibilitando assim que eles fossem mais conhecidos e acelerar o final do processo dos mártires. Dom Zeno juntamente com seus diocesanos levaram o nome e a história deles para o Rio Grande do Sul, o Brasil e até a Europa. Os mártires Manuel Gomez Gonzalez e Adílio Daronch foram beatificados em outubro de 2007.

Fonte: Com informações da LA+
Fotos
Comentários