Um forte temporal causou estragos generalizados e provocou a morte de uma pessoa na tarde desta sexta-feira (9), no Oeste de Santa Catarina, especialmente no município de Palmitos, considerado o mais atingido até o momento. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Carlos, que também investiga a possível segunda vítima fatal da tragédia.
Segundo balanço preliminar da Defesa Civil, fenômenos atmosféricos extremos atingiram a região. Em Itapiranga, há indícios da ocorrência de um downburst — fenômeno de microexplosão atmosférica que pode provocar ventos superiores a 100 km/h e espalhar destruição em poucos minutos.
Em Palmitos, pelo menos 893 residências estão sem energia elétrica. Ventos derrubaram casas inteiras, interditaram a BR-158 e diversas estradas do interior. Árvores foram arrancadas e estruturas destruídas. As autoridades locais avaliam decretar situação de emergência.
Outros municípios da região também registraram graves prejuízos:
- Maravilha: mais de 2.700 casas sem luz e várias quedas de árvores;
- Caibi: 14 casas destelhadas e 16 pessoas desalojadas na Linha Beira Rio;
- Cunha Porã, Cunhataí, Iraceminha, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, Modelo e São Miguel da Boa Vista: danos estruturais, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia.
As equipes da Defesa Civil, bombeiros e prefeituras seguem mobilizadas na região para socorrer os afetados, avaliar danos e iniciar os trabalhos de reconstrução.
Foto: Divulgação/Defesa Civil-Palmitos/SC